Diferenças entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos

Diferenças entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos

Bem comum nas empresas de pequeno, médio e até grande porte, uma confusão no entendimento do que é DP – Departamento de Pessoal e o que é RH – Recursos Humanos, muita das vezes, até mesmo o diretor proprietário não tem esse entendimento, defendendo a ideia que DP e RH é a mesma coisa. Por incrível que pareça, até mesmo o profissional ou profissionais da empresa envolvido nesses processos e rotinas diárias, não sabem dessa grande diferença, fazendo com que nenhuma coisa e nem outra é tratada de maneira correta, ocasionando desperdício de tempo e recurso.

Na vivência e experiência dos projetos de consultoria que executamos na BALÉRO CONSULTORIA, é comum essa confusão relevante, nessas situações, a primeiro momento buscamos sempre a explicação detalhada para todos os envolvidos. Essa explicação se baseia nas diferenças básicas entre DP e RH, onde defendemos a tese que DP é a mãe do RH, não existe RH sem DP, mas nem por isso uma coisa é mais importante que a outra, ambas têm a mesma importância.

O DP é a mãe do RH porque sem ele não haveria nenhum colaborador para iniciar um projeto de RH, pois, o DP, trata de todas as garantias legais básicas do relacionamento empresa versus empregado versus legislação trabalhista, ou seja, para ter argumentos para implantar políticas de RH a empresa deverá estar cumprindo com as garantias mínimas ao empregado, tais como: salário base admissional que cumpre o exigido pela categoria, jornada de trabalho, férias, décimo terceiro, hora extra, pagamento do salário em dia, repasse e cálculos do INSS, FGTS, IRRF,  etc. Sem essas garantais básicas, não temos argumentos para implantar nenhum projeto de RH estratégico.

Já quando estamos falando de RH estratégico, estamos desenvolvendo ferramentas para fazer valor o objetivo principal, ou seja, convencer o empregado a continuar na empresa pelo máximo de tempo possível em sua capacidade máxima de desempenho e tendo a noção exata da missão e valores da empresa, não adianta ele ficar por muito tempo sem extrair dele sua capacidade máxima de desempenho. Nesse ponto entra o RH criando políticas e ferramentas que levarão a atingir esse objetivo, são elas: elaboração e lapidação do organograma da empresa, R&S – recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, onboarding, plano de cargos, salários e benefícios, plano de carreira, análise de desempenho, feedbacks de mão dupla, etc.

Percebe-se que, primeiramente estrutura DP, depois lança o projeto de RH, percebe-se também grande diferença entre ambos, porém a interdependência de um pelo outro.

Notícias Relacionadas

CONTATO

Achou interessante? Fale conosco.

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
WhatsApp chat